terça-feira, 28 de outubro de 2014

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Ø Se o primordial para nós é que os alunos aprendam os conteúdos socialmente relevantes da Educação Física na escola, é necessário que eles leiam e produzam textos sobre tais conteúdos, de forma autônoma, crítica e criativa, nos mais diferentes contextos sociais em que esses conhecimentos e valores se encontram, significam e ressignificam.

Vale lembrar que os conhecimentos estudados, organizados e sistematizados pela Educação Física encontram-se na própria maneira do ser humano movimentar-se. Por exemplo, no caso do atleta de futebol, os conhecimentos acumulados sobre seus gestos (significados, sentidos, potencialidades e implicações) são resultados de inúmeras experiências, pesquisas, estudos, discussões e sistematizações ao longo do tempo.
Esses conhecimentos - que podem servir à melhoria de vida da população, contribuindo para melhorar o estilo de vida e a subsidiar políticas públicas - encontram-se também registrados em livros, revistas, jornais, almanaques vídeos, discos, fitas cassetes, quadros, esculturas, na internet, etc., circulando socialmente por meio de textos escritos e orais, narrativos, expositivos, argumentativos e instrucionais. Por tudo isso, é fundamental que a Educação Física escolar incorpore em sua metodologia a abordagem da leitura e da produção de textos, procurando contribuir para o desenvolvimento de capacidades que, por colaborarem substancialmente para a apropriação dos saberes, são essenciais para a leitura de mundo e para um convívio democrático em uma sociedade letrada.

COMO TRABALHAR COM ESSES SABERES NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

1. LEITURA

Para apropriar-se dos conhecimentos e valores relevantes da área, o aluno deve utilizar-se de diversas linguagens - linguagem corporal/gestual, musical, das artes plásticas, cênicas, linguagens relacionadas ao audiovisual etc. - e, sobretudo, da linguagem verbal (escrita e falada), tanto como forma de comunicação ou como instrumento para seu próprio aprendizado. Para isso, o aluno precisa desenvolver capacidades de leitura e produção de textos.
Muitas vezes a diversidade de textos está presente nas aulas de Educação Física, mas a exploração que é feita do texto nem sempre contribui efetivamente para ampliar as capacidades de leitura dos alunos. É exatamente a somatória dessa diversidade textual com estratégias apropriadas para o desenvolvimento de capacidades leitoras que permitirá aos alunos de 6º ao 9º ano aprofundarem suas práticas e seus conhecimentos a respeito dos diversos textos que circulam no mundo em que vivem. É preciso incentivar os alunos a lerem, o que pode ser feito por meio de comentários sobre o texto, com um convite para uma leitura partilhada ou, ainda, partir de uma provocação ou questionamento. São muitas as possibilidades. O professor pode sugerir as estratégias e os alunos também.
É importante também que o aluno leitor tenha acesso a elementos do contexto, isto é, ao momento social em que o texto foi produzido: quem é o autor do texto, em que época viveu e escreveu o texto, com quais autores e público leitor nele dialoga. A partir desses elementos, os alunos poderão formular hipóteses sobre o texto, que serão confirmadas ou refutadas durante a leitura. Dependendo do grau de dificuldade que o texto apresenta, o professor deve oferecer informações adicionais, como por exemplo, esclarecimentos sobre conceitos que o texto cita, mas não explica. Professores e alunos devem também refletir sobre os diferentes objetivos que podem orientar uma leitura: localizar dados, se distrair, fazer um resumo e outros. É importante propiciar oportunidades para que os alunos façam seus comentários. Nesse momento, o professor pode verificar se o texto foi bem compreendido, e quais as relações e apreciações os alunos realizam a partir da leitura, que outras reflexões podem ser propostas. A intenção é que os adolescentes sejam convidados a ler textos diversos, com diferentes finalidades, para ampliar seu universo de leituras e conhecimentos.

2.PRODUÇÃO DE TEXTOS

A produção de textos escritos e orais também exige um trabalho cuidadoso por parte do professor. Requer, sobremaneira, planejamento e revisão. É necessário, no momento inicial da produção, esclarecer objetivos, a quem o texto se destina, onde será publicado, que conteúdo deve contemplar e qual a finalidade da produção. É também importante definir qual o gênero escolhido (por exemplo, produzirá uma notícia ou cartazes?). Dependendo dos elementos do contexto, o gênero deverá ser definido, bem como suas características e recursos estilísticos que podem ser utilizados. Vale ressaltar a importância de que o aluno tenha a possibilidade de ler ou ouvir diversos exemplares de um gênero textual, antes de ser desafiado a produzir.
Após a produção, os alunos precisam reler o texto verificando se atenderam a proposta feita, se o texto está claro, coerente e correto, de acordo com as normas padrão da língua, e se contempla os conteúdos essenciais da área demandados. Da mesma forma, necessitam aprender a revisar e reescrever seus textos. É importante insistir que o professor e os colegas de classe não podem ser os únicos leitores dos textos dos alunos. Os textos devem ser produzidos tendo em vista os futuros leitores e que sejam garantidas possibilidades efetivas de socialização: publicação no jornal mural da escola; organização de coletâneas que podem fica à disposição de todos na sala de leitura ou biblioteca da escola; apresentação para os pais ou alunos de outras classes, à comunidade etc.


 


 É sempre bom lembrar...
A importância da cultura do adolescente e da riqueza da cultura local à qual ela se relaciona.
A definição, desde o projeto político pedagógico da escola, da necessidade de integração entre as áreas do conhecimento.


Adriano Vieira
 Licenciado e bacharel em educação física pela Universidade de São Paulo. Mestre em planejamento de políticas públicas pela faculdade de educação da UNICAMP. Autor de propostas pedagógicas para a educação física escolar. Trabalha com a metodologia do EPV desde 2005.




FONTE: http://focosjc.blogspot.com.br/2012/04/leitura-e-escrita-em-educacao-fisica.html

Um comentário:

  1. Amei seu texto me ajudou bastante no meu TCC no qual escolhi a disciplina Leitura e Produção Textual ,nas leituras (estrategias de leitura )me ajudou muito

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